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Ensino Médio - Técnico em Informatica

MATRICULAS ABERTAS E GRÁTIS


Inscrições abertas,  para início das aulas em 08 de Julho de 2024


Legalidade

Colégio Universitário Paulista de Feira de Santana-Bahia, encontra-se devidamente legalizada perante a Secretaria de Educação do Estado da Bahia através do Parecer nº 125/1995, Resolução 107/1996 e Autorização nº 134/1996 para os cursos: Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino  Médio Tecnológico em Processamento de Dados em Adequação para Técnico em Informática



1. O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: 


Trata-se do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio
, na forma Integrada, presencial, referente ao eixo tecnológico Informação e Comunicação. Este projeto pedagógico de curso se propõe a contextualizar e definir as diretrizes pedagógicas para o respectivo curso técnico de nível médio do Colégio Universitário Paulista para os unidade dos municípios de Salvador e Feira de Santana, destinado a estudantes oriundos do ensino fundamental.


A proposta pedagógica do curso está baseada nas bases legais do sistema educativo nacional e nos princípios norteadores da educação profissional e tecnológica brasileira, especificados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei n° 9.394/96 e atualizada pela Lei n° 11.741/08, assim como, nas resoluções que normatizam a Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio - Resolução n° 06/12, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - Resolução 02/12 e demais referenciais curriculares pertinentes a oferta educacional.


Também, o curso fará parte do itinerário formativo para o eixo tecnológico de Informação e Comunicação, entendendo itinerário formativo como “o conjunto das etapas que compõem a organização da oferta da Educação Profissional pela instituição de Educação

Profissional e Tecnológica, no âmbito de um determinado eixo tecnológico, possibilitando contínuo e articulado aproveitamento de estudos e de experiências profissionais devidamente certificadas por instituições educacionais legalizadas (Resolução 06/2012, parágrafo 3°, art. 3°).


Na Educação Profissional articulada ao Ensino Médio é indispensável compreender como trabalho e tecnologia articulam-se à ciência e à cultura. Compreende-se trabalho como mediação básica entre o homem e a natureza e, portanto, elemento central na produção da existência humana. Dessa forma, é na busca da produção da própria existência que o homem gera conhecimentos, os quais são históricas, social e culturalmente acumulados, ampliados e transformados. Nessa perspectiva, o conhecimento é uma produção do pensamento em que se percebem e se representam as relações constitutivas e estruturantes da realidade, enquanto

a teoria surge quando essas relações, elevadas ao plano do pensamento, são ordenadas e retiradas do contexto em que foram produzidas e apreendidas originalmente, com o objetivo de potencializar o avanço das forças produtivas.



2. CARACTERÍSTICAS DO CURSO:

  • Nível: Educação Profissional Técnica com diplomação de Nível Médio
  • Modalidade: Presencial;
  • Forma de Oferta: Integrado
  • Tempo de duração do curso: 03 anos
  • Turno de oferta: Matutino
  • Horário de oferta do curso: 07:00 às 13:00 horas
  • Carga horária Total: 3.324 horas
  • Carga horária de estágio: estágio não obrigatório
  • Número máximo de vagas do curso: 40 vagas
  • Número mínimo de vagas do curso: 20 vagas
  • Ano de criação do curso: 1994 sob a titulação Técnico em Processamento de Dados, agora em adequação para a nova realidade tecnologia de do mercado
  • Portaria de Autorização:  O Colégio Universitario Paulista de Feira de Santana-Bahia, encontra-se devidamente legalizada perante a Secretaria de Educação do Estado da Bahia através do Parecer nº 125/1995, Resolução 107/1996 e Autorização nº 134/1996.  
  • Requisitos de acesso ao Curso: A escolaridade mínima exigida é o ensino fundamental completo,
  • Tipo de Matrícula: série
  • Regime: Regime escolar anual
  • Parcerias: FPCTEC Faculdade Paulista de Ciências e Tecnologia, Attestsign Certificadora Digital Ltda,
  • Convênios para Estagio: Dismec Distribuidora de PElas Automotivas Ltda;  Brimpel Brindes, Attestsign Certificadora Digital Ltda;, Cregil Moda intima; ASUNIP Associação  Universitária Paulista



3. FINALIDADES E OBJETIVOS DO CURSO

Busca concretizar todas as finalidades gerais previstas no artigo 35 da mesma lei, que preconiza para o ensino médio brasileiro:

  • A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina (BRASIL, 1996).



4. OBJETIVOS DO CURSO

  • Formar profissionais-cidadãos técnicos de nível médio, com alto grau de responsabilidade social e que contemplem um novo perfil para atuar e gerenciar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, armazenamento de informações, suporte e manutenção de sistemas de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, incluindo hardware, software, aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicação na produção de bens, serviços e conhecimentos.
  • Garantir os direitos e objetivos de aprendizagens referentes à Educação Básica, fornecendo meios para avançar no trabalho e em estudos posteriores. Incluem-se a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, a serem desenvolvidas por um currículo que destaca a educação tecnológica básica, a compreensão do significado das ciências e sua contribuição para a vida real, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de socialização e comunicação, acesso ao conhecimento, a pesquisa e, por fim, o exercício da cidadania.
  • Garantir os direitos e objetivos de aprendizagens referentes à Educação Tecnologia Computacional, fornecendo meios para avançar no trabalho por meio de uma mão de obra profissional e eficiente,



5. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

No Ensino Médio Integrado em Informática o estudante deverá estar preparado para desempenhar ativa e solidariamente a sua cidadania, dar continuidade a seus estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando que é apto de:


  • Dominar os componentes estruturais das diversas linguagens e seus arranjos possíveis, compreendendo criticamente a diversidade das linguagens entender que o significado de um diálogo se constrói à medida que esse diálogo vai-se engendrando entre dois ou mais indivíduos exige a compreensão e a aplicação de conceitos como  língua falada, língua escrita e interlocução;
  • Compreender símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem científica, seja na forma escrita ou oral, analisando e argumentando criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia;
  • Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico e estabelecer relações, identificar regularidades, invariantes e transformações, compreendendo a utilização de modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos;
  • Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas de conhecimento, compreendendo o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social;
  • Compreender o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social;
  • Compreender o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania;
  • Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros;
  • Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, e associá-las aos problemas que se propõem resolver;
  • Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e das relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos;
  • Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos;
  • Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política,
  • econômica e cultural;
  • Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Humanas sobre sua vida pessoal, os processos de produção, o desenvolvimento do conhecimento e a vida social;
  • Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação para planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho de equipe; 
  • Reconhecer e compreender as diferentes arquiteturas de computadores, seus componentes e acessórios;
  • Identificar as necessidades de uma organização e avaliar quais os softwares aplicativos e utilitários aderentes às necessidades avaliadas;
  • Compreender os serviços e funções dos sistemas operacionais;
  • Compreender as funções dos ativos de uma rede de computadores, bem como os meios físicos e softwares de controle desses ativos;
  • Conhecer e dominar os ambientes de desenvolvimento de software para as diversas tecnologias;
  • Conhecer os conceitos, tecnologias e ferramentas inerentes às soluções baseadas em Banco de Dados, bem como, as metodologias, áreas e atividades que envolvem a Gestão de Projetos de Software;
  • Dominar as etapas que compreendem a Engenharia de Software, compreendendo os conceitos e técnicas que envolvem a qualidade de Software.